Este vídeo faz parte da série de podcasts do teacher inglês Luke, que também disponibiliza em seu blog as transcrições dos vídeos (<http://teacherluke.wordpress.com/2010/03/26/116/>). Confesso que tenho bastante dificuldade com a habilidade de listening e que podcasts como este e os do site <http://learnenglish.britishcouncil.org/en/> estão me ajudando muito. Escutar alguém falar em inglês, seja nativo ou não, faz você familiarizar-se com a estrutura e os vocábulos da língua. E o melhor das TICs é que hoje é possível aprender sozinho sobre qualquer assunto na Internet. Claro que o grau de aprendizagem varia muito, dependendo de suas condições tecnológicas (banda larga é fundamental) e da sua capacidade cognitiva e autonomia para lidar com a informação, que é abundante na rede e muitas vezes faz com que nos perdamos ("O que é que eu estava buscando mesmo?").
No 28º JELI fiquei curiosa para conhecer a pesquisa dos professores
Sidarta da Silva Martins e André de
Almeida Martins, que trabalharam e estudaram nos Estados Unidos e Europa
por dez anos e criaram a Metodologia dos Sons, que prioriza a audição
e repetição dos diferentes sons de determinada língua. Em suas pesquisas
pretendem mostrar como o cérebro atua no aprendizado das
línguas estrangeiras, criando novos padrões neurais e novos pontos de
articulação. Vale a pena saber mais sobre isso, principalmente se somos
professores de ELE e buscamos aperfeiçoar nosso inglês.
Cara Juliana, bom dia!
ResponderEliminarAgradeço imensamente por seu interesse em conhecer nosso trabalho de pesquisa sobre ELE ( do André e meu ). Estamos à disposição para quaisquer informações adicionais que queira sobre a Metodologia dos Sons, que facilita o aprendizado e o ensino de línguas estrangeiras, não só do Inglês.
Abraços.
Sidarta Martins/André Martins