quinta-feira, 7 de junho de 2012

Power of words- aula para 6º ano, Situação de Aprendizagem 2 do Caderno do Aluno, volume 2


Professor, queria compartilhar com você minha atividade de pesquisa com os alunos: primeiro falei para eles sobre a onipresença do inglês em nossa vida. Estamos rodeados por objetos que possuem alguma inscrição em inglês, como roupas, aparelhos eletrônicos, capas de cadernos e embalagens de produtos. A situação de aprendizagem 2, do Caderninho 2º volume, aborda a presença de "foreign languages" na nossa própria língua. Então, pedi aos alunos que trouxessem embalagens de produtos ou camisetas com palavras em inglês. Fizemos uma apresentação coletiva, e depois, em aula, os alunos ficaram de procurar no dicionário o significado daquilo que lhes despertou a curiosidade. Foi muito legal, embora tive que dar uma orientação quanto às palavras que iam ser pesquisadas. Algumas eram mais difíceis, como as que fazem parte de tabelas nutricionais ou descrições de ingredientes. 
Esta atividade baseada na observação de objetos reais e no uso do dicionário foi muito legal, mas, como toda atividade didática, sempre pode ser feita de outras formas. Descubra a sua e compartilhe com outros educadores!

1 comentário:

  1. Adorei a dica Juliana!!! Eu não dou aulas par o Ensino Fundamental e no 1º EM nas primeiras aulas, atividade quebra-gelo, eu encho a lousa com palavras que eles já conhecem e usam no dia a dia e depois de todas as ideias deles na lousa, peço para fazerem uma redação empregando alguma delas... Fica o máximo também... não há como negar a existência do Inglês no nosso meio assim... :D

    ResponderEliminar