sexta-feira, 20 de julho de 2012

Holidays

Professor/visitante

Estou de férias, perambulando por alguns lugares bem distantes do Brasil. Na Inglaterra, conheci Londres e Canterbury.... Assim que retornar, disponibilizo aqui no blog as fotos de placas de rua e estabelecimentos. Dá para fazer um bom trabalho em sala de aula. O que acham?

                                         Bairro de Notting Hill- London

                                  Navio-balsa (partimos de Calais/França para Dover/Reino Unido)

                                          Universidade em Canterbury

sábado, 23 de junho de 2012

Test with old add

Avaliação 2º Bim. de Inglês- 9º ano 
Nomes-______________________________________________________ Nº_____________Turma_____ 



Leia o texto, use o dicionário para compreendê-lo e responda às perguntas:
1- Este texto é ( ) um verbete de enciclopédia ( ) um manual de instruções ( ) um anúncio publicitário 

2- O texto trata sobre: ( ) uma caixa para guardar cigarros ( ) um caixão 

3- Busque o significado das seguintes palavras que farão você entender o texto: gift, cigarette box, patent pending, true replica, “buy several for gifts”. Então responda: qual é a mensagem do texto?

Relato (Prova aplicada dia 21/06/12)

Foi legal ver os alunos tentando compreender o texto. Para isso consultaram o dicionário, conversaram sobre a foto, perceberam a importância de saber o significado do título da propaganda para identificar o objeto e o tipo de texto. No final, todos concordaram que a prova parece difícil mas não é.

domingo, 17 de junho de 2012

sábado, 16 de junho de 2012

Teachers

Olá. Queria sugerir este portal educativo da Secretaria de Educação do Paraná http://www.ingles.seed.pr.gov.br/, lá você vai encontrar muito material para suas aulas e sabe o que encontrei? Uma seção só de cenas de filmes, a maioria com legenda. Além disso, todos os vídeos possuem uma ficha informativa, com dados sobre o filme e a cena. Excelente para trabalhar listening. Sugestão: escolha uma aula para usar o data show e exiba uma cena engraçada. Antes de passar o vídeo, apresente à turma a transcrição dos diálogos e sua tradução numa folha. Você pode ler as falas em inglês, e alguns alunos, em português. Acho que será uma experiência bem legal, principalmente porque recursos audiovisuais são sempre atraentes. Go ahead!

Look at this scene and its information:


The Princess and the Frog - desire and need

“A princesa e o sapo” é uma moderna combinação de várias histórias clássicas. Trata-se de uma comédia de animação situada na cidade de Nova Orleans. As personagens principais são a garçonete Tiana e um príncipe em forma de sapo (Naveen) que deseja desesperadamente voltar a ser humano. Ele conseguirá essa proeza com um beijo que os levará a uma hilária aventura pelos pântanos da Louisana. (Adaptado do texto de divulgação.)

Nesta cena, o Príncipe Naveen e Tiana encontram-se com Mama Odie, uma fada madrinha cega de 197 anos. Eles querem voltar a ser humanos e, por meio de uma canção, Mama Odie lhes transmite uma mensagem sobre a diferença entre o que queremos e o que precisamos ter. Com relação à língua inglesa, são evidenciados: 1) a pronúncia da Lousiana (considerada cabocla, caipira), na fala de Mama Odie; 2) o uso frequente da phrasal verb find out (descobrir); 3) o uso de formas não gramaticais, como o pronome ma'am e as expressões y'all (= you all = you), ain't (não ter, não ser), 'em (them), gonna (= will) e you's (you are).

The Princess and the Frog, animação, EUA, 2009, 89min.; COR. Direção: Ron Clements e John Musker.

Palavras-chave: releitura, intertextualidade, valores, oralidade, variedades linguísticas.



terça-feira, 12 de junho de 2012

Sugestão de provinha 8º ano/3º bim.

Professor

Minhas provas sempre valem 5 pontos, o resto da nota vem de trabalhos feitos em aula ou não. O mais importante é a participação diária do aluno, sua dedicação às atividades propostas no cotidiano. Acredito que nem sempre provas são bons instrumentos para verificação da aprendizagem, prefiro apostar numa relação de troca de conhecimentos com meus alunos e em diversificadas tarefas de aula. E você? Como faz para avaliar seus alunos? Final de bimestre é sempre uma correria e muita pressão na finalização das NOTAS. Puxa, será que um dia a Educação Básica terá mais tempo para a aprendizagem?


Nome: _______________________________________ Nº________ Turma: ___________
Avaliação 3º Bimestre

1) Marque a resposta correta: (0,75 cada)
 a) “Soda” and “juice” are: ( ) vegetables ( ) grains ( ) meats ( ) drinks
 b) “Rice” and “beans” are: ( ) fruits ( ) oils ( ) grains ( ) meat
 c) “Fish” and “chicken” are: ( ) meats ( ) grains ( ) vegetables ( ) fruits
 d) In the food pyramid “cheese” and “yogurt” represent the group of the: ( ) fruits ( ) milk ( ) meat and beans ( ) grains

 2) Identifique 5 alimentos na imagem. Escreva seus nomes em português e inglês: (0,4 cada)


quinta-feira, 7 de junho de 2012

London Native English Speaker Interviews Part 2


Este vídeo faz parte da série de podcasts do teacher inglês Luke, que também disponibiliza em seu blog as transcrições dos vídeos (<http://teacherluke.wordpress.com/2010/03/26/116/>). Confesso que tenho bastante dificuldade com a habilidade de listening e que podcasts como este e os do site <http://learnenglish.britishcouncil.org/en/> estão me ajudando muito. Escutar alguém falar em inglês, seja nativo ou não, faz você familiarizar-se com a estrutura e os vocábulos da língua. E o melhor das TICs é que hoje é possível aprender sozinho sobre qualquer assunto na Internet. Claro que o grau de aprendizagem varia muito, dependendo de suas condições tecnológicas (banda larga é fundamental) e da sua capacidade cognitiva e autonomia para lidar com a informação, que é abundante na rede e muitas vezes faz com que nos perdamos ("O que é que eu estava buscando mesmo?").
No 28º JELI fiquei curiosa para conhecer a pesquisa dos professores Sidarta da Silva Martins e André de Almeida Martins, que trabalharam e estudaram nos Estados Unidos e Europa por dez anos e criaram a Metodologia dos Sons, que prioriza a audição e repetição dos diferentes sons de determinada língua. Em suas pesquisas pretendem mostrar como o cérebro atua no aprendizado das línguas estrangeiras, criando novos padrões neurais e novos pontos de articulação. Vale a pena saber mais sobre isso, principalmente se somos professores de ELE e buscamos aperfeiçoar nosso inglês.
Power of words- aula para 6º ano, Situação de Aprendizagem 2 do Caderno do Aluno, volume 2


Professor, queria compartilhar com você minha atividade de pesquisa com os alunos: primeiro falei para eles sobre a onipresença do inglês em nossa vida. Estamos rodeados por objetos que possuem alguma inscrição em inglês, como roupas, aparelhos eletrônicos, capas de cadernos e embalagens de produtos. A situação de aprendizagem 2, do Caderninho 2º volume, aborda a presença de "foreign languages" na nossa própria língua. Então, pedi aos alunos que trouxessem embalagens de produtos ou camisetas com palavras em inglês. Fizemos uma apresentação coletiva, e depois, em aula, os alunos ficaram de procurar no dicionário o significado daquilo que lhes despertou a curiosidade. Foi muito legal, embora tive que dar uma orientação quanto às palavras que iam ser pesquisadas. Algumas eram mais difíceis, como as que fazem parte de tabelas nutricionais ou descrições de ingredientes. 
Esta atividade baseada na observação de objetos reais e no uso do dicionário foi muito legal, mas, como toda atividade didática, sempre pode ser feita de outras formas. Descubra a sua e compartilhe com outros educadores!

domingo, 3 de junho de 2012

Making Friends



Sugestão: assista ao vídeo e deixa seu comentário. Did you like it?
Olá teachers/visitantes

Queria postar aqui minhas impressões sobre a 28ª JELI (Jornada de Estudos de Língua Inglesa), evento organizado pela APLIESP e IEL/Unicamp. Esta é uma grande oportunidade para trocar conhecimento e fazer novos amigos. Conheci três professoras de inglês: Carol (Americana/SP), Clariana (Campinas/SP) e Vaneilde (Campinas/SP), cada uma com sua bagagem e otimismo. Adorei conversar em inglês com a teacher Clariana, ela me falou de plataformas sociais que desconhecia, da importância de ensinar inglês através da conversação. Vaneilde me ajudou nos exercícios de um workshop muito especial do qual participamos: "Desenvolvendo materiais didáticos: como utilizar jogos e trailers em sala de aula", de Patrícia de Oliveira Lucas. Vane me ensinou algumas palavras: play dough (massinha de modelar), leap year (ano bissexto), entre outras.
Gostaria de comentar alguns jogos criados pela profa. Patrícia, vale a pena vivenciá-los com seus alunos: 
1- Jogo do Stop com as seguintes categorias: name, color, fruit, car, country or city, food, filmes or songs. O legal é que a teacher Patrícia tb pensou no writting, colocando, na linha abaixo do "English words beginning with the letter...", outras tasks, como "Phrases with the Simple Present or Present Continuous" ou "Phrases with modal verbs". Assim, além de buscar palavras específicas, os alunos também produzem a escrita de certas frases. Claro que faz parte de nosso trabalho a correção destas frases, a fim de validar os pontos do jogo. Segundo Paty, este jogo demanda esforço do professor, mas é bastante enriquecedor!
2- Bingo based on trailers (listening) - Esta atividade pode ser feita da seguinte forma: selecione um trailer no YOU TUBE (dê preferência a trailers onde as informações que serão solicitadas aparecem logo no início, isso facilita a atividade de listening); faça uma tabela (de bingo), colocando em cada retângulo uma informação VERDADEIRA OU FALSA sobre o filme. Assim, o aluno precisa ver e ouvir o trailer e riscar (cross out) a informação verdadeira. Sabemos que este jogo na escola pública é mais complicado, mas por que não preparar esta atividade bem facilitada e usar do power point em sala de aula? Assim que elaborar a minha, divulgarei aqui!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Teaching Imperative (2º ano- Ensino Médio) Expliquei os diferentes sentidos deste tempo verbal e fiz uma brincadeira simples: distribui uma série de comandos e pedidos aos alunos, como: speak loud, get out of classroom, please, hug a special person, sit down, stand up, etc. Foi um barato! De uma forma simples, a classe saiu de sua forma tradicional, os alunos ficaram animados e interessados pela leitura das frases. Enfim, é preciso descobrir "simple ways of learning".

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Voltei

Aqui estou eu de novo para tentar melhorar este blog. Queria muito disponibilizar atividades e provas neste espaço, espero conseguir...