sexta-feira, 7 de junho de 2013

I believe

Teachers

Todos os dias, antes de sair de casa para trabalhar, peço a Deus que me dê sabedoria e forças, porque ser professor nestes tempos não é fácil. Primeiro, porque temos que estar sempre estudando, preparando aulas, cuidando de todo o conhecimento relacionado à nossa disciplina: o que vamos ensinar, a quem,  para quê e como. Mas isso todo professor apaixonado pelo que faz tira de letra! (Sim, sei que também cansa, sobretudo quando temos muitas turmas...) Mas o mais difícil, ao meu ver, é driblar os tantos problemas que subjazem à atividade docente em escolas públicas deste Brasil, tais como VIOLÊNCIA, BAIXOS SALÁRIOS, FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS, e ver os aspectos POSITIVOS na escola, que SE PERDEM em meio ao turbilhão de sentimentos de indignação e descontentamento. Vamos lá, vou colocar aqui alguns, espero que os outros lhes ocorram.
O QUE ME DEIXA FELIZ em minha escola:

- O sorriso de uma criança quando acerta a pergunta que você, professor, fez em aula;


- A vontade de aprender de alguns (ou poucos): que fazem perguntas que muitas vezes não são ouvidas;

- O colorido e o brilho dos trabalhos dos alunos: eles muitas vezes se esforçam para nos agradar ou desafiar;

- A carinha de expectativa dos pequenos para ter uma aula motivadora e interessante. Sair da sala, ir para o pátio ou qualquer outro lugar que não seja a sala de aula é uma festa!

- A amizade e a confiança de meus pré-adolescentes: quantas histórias de vida não me foram reveladas.

E você, quais são as coisas que te motivam a continuar ensinando?

Deixo-lhes com uma frase de Zelmar Guiotto (autor do blog:  <http://zelmar.blogspot.com.br/2010/07/perguntas-de-criancas.html>) e com uma foto dos trabalhos de meus alunos da EE. Pe. João Walfredo Rothermund, em Marília, SP.

"CABEÇA DE CRIANÇA não é gaveta onde se guardam informações. É canteiro onde nascem perguntas. E nunca se sabe quais foram as sementes que um anjo misterioso plantou ali."




Trabalhos de Arte: Prof. Carlos Fernando Wilches Ugolini
 
This is my school, where I'm happy!





2 comentários:

  1. Adorei as suas palavras e concordo plenamente com você. Apesar de todas as dificuldades que encontramos na profissão de professor, ainda nos encantamos com pequenas coisas que fazem a diferença para nós e nos dão forças para continuar. Admiro muito você, sua força, sua criatividade e seu amor pela sua profissão! Seu blog está lindo, parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. Ei, Ju! Talvez você possa me ajudar. Estou desenvolvendo um programa de aulas interativas para as escolas públicas de minha cidade, mas estou com dificuldades para achar o conteúdo de língua estrangeira que o MEC indica para cada ano. Pode me ajudar?

    ResponderEliminar