domingo, 6 de março de 2011

Ensinar inglês em escola pública: eu acredito nisso.


Educação: um caminho de possibilidades

Em 2010 passei no Concurso de PEBII do Estado de São Paulo como professora de Inglês, nesse mesmo ano também passei em um Concurso do SESI/SP para professor de Língua Portuguesa. Tive que escolher entre ser uma funcionária do Magistério Público ou uma profissional em regime CLT. Optei pela estabilidade de um emprego público, embora soubesse do caminhão de problemas que me esperava. Talvez, você fizesse tudo diferente, mas eu já acumulava várias experiências passageiras de trabalho, como tradutora, como arte-educadora, entre outras, que me fizeram seguir por esse caminho. Lembrando: sou de Porto Alegre, gaúcha que teve que deixar seu "pago" para desbravar outra parte do Brasil, o interior de São Paulo. Foi difícil, como é para qualquer um ter que deixar sua cidade natal quando a ama.
Enfim, vim morar por estas bandas e agora finalmente posso dizer que tenho um trabalho fixo: sou professora de inglês de uma escola pública. Estou numa fase de adaptação, conhecendo meus alunos e descobrindo seus sentimentos pela língua inglesa. A maioria sente a língua como um objeto estranho e distante de si. Falam de suas dificuldades, da forma de falar que é diferente da escrita. Falam de suas frustrações com experiências anteriores de aprendizagem na escola. Sinto que terei um longo trabalho pela frente: é preciso fazê-los acreditar que podem aprender muito sobre esse idioma e que ele está presente em nossa vida, em propagandas, em lanchonetes, em músicas que são sucesso, etc. Também existe a questão da falta de motivação dos alunos com a educação: se você, professor, sabe e quer passar o conhecimento, até conseguir silêncio e atenção do grupo, a aula já terminou e você fica com aquela sensação de que só começou seu trabalho, que podia ser tudo diferente.
Como professora de inglês, estou trabalhando com os Cadernos do Aluno e do Professor, um material organizado e oferecido pela Secretaria de Educação, com a finalidade de colocar em prática o Currículo de SP. Ao longo deste blog, vou relatar algumas experiências com esse material, revelar o que deu certo e o que não deu, além de oferecer aos professores uma pequena amostra de trabalhos feitos por meus alunos e sugestões de atividades para a sala de aula, a fim de complementar nosso trabalho com os Cadernos. Espero que seja proveitoso a todos. Um abraço!

2 comentários:

  1. Ju, adorei sua ideia inicial
    "relatar o que deu certo e o que não deu",
    será enriquecedor comparar experiências de sala de aula.
    Hugs
    Cláudia

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